sábado, maio 08, 2004

Review: Concerto Syntax Orion

Ontem fui ver o concerto de Syntax Orion
.
Não quero ser demasiado injusto, mas confesso que estava à espera de bem mais...
Vamos por partes.

Espaço:
Santiago Alquimista. Excelente, muito agradável.

Concerto:
Em primeiro lugar demoraram imenso tempo para começar o concerto. Mais de uma hora para montar as máquinas, parecia que estavamos perante uma banda cheia de instrumentos (eram só três máquinas)... anda para a frente, anda para trás, e cola isto e cola aquilo, tudo de volta de uma piramide com luz negra que teimava em não acender e o concerto começar... nada.

Depois o concerto...
Têm potencial, musicas bem marcadas no género electro, synthpop, mas...:
O vocalista tenta imitar o Eskil Simonsson dos Covenant, mas com uma voz bem pior, que maior parte das vezes não se distingue da maquinaria. Não se percebe nada do que canta, não comunica com o público (e eram quase todos conhecidos deles), e tem uma postura parada, paradinha... Muito tímido e nada comunicativo.
O elemento da segunda máquina... bem, este nem percebi o que faz por lá... (o Bez dos Happy Mondays ao menos animava). Mexe-se pouco e não toca, ou toca pouco, cantou uma musica (por sinal a pior da noite) com uma voz cavernosa, em que para variar, percebeu-se muito pouco... Resumindo, esteve lá.
O único que me parece bom artista é o que domina a máquina principal (única?), a musica é quase toda ou mesmo toda tocada por ele.
Embora o concerto fosse só para os amigos (e isto não é culpa deles) denotaram uma enormeeee falta de profissionalismo, bem mais preocupados com os adereços ou com as imagens que eram projectadas do que com a musica em si...

Assistência:
Tão vazio...
Com a excepção da comunidade Electro (isto existe?) de Lisboa, muito pouca gente a assistir..
Uma nota final para esta comunidade(?). Que raio de fatiotas são aquelas?
Bolas, tudos fotocópias uns dos outros, botas com 2 palmos, muito vinil e cabedal. Elas com vestidos curtinhos cheios de correntes, e meias de ligas. Eles com camisolas justinhas e saias de vinil ou cabedal. Tudo em tons cinza ou preto. Animador, hã?
Se quiserem ver como é, vejam aqui.
De entre o público (para aí uns 30) reconheci os elementos dos Nuklear Dawn.
Já os vi duas vezes (Limbo e Sindicato), e só posso dizer que gostei bem mais deles que dos Syntax Orion. A música é mais dificil de ouvir, mas, goste-se ou não (e eu gosto) são profissionais ao máximo.

Conclusão:
Musica agradável, embora a voz não tenha nada a ver...
Totalmente amadores e com péssima atitude em palco, muito chatos, muito posers, muito...à rasca?
Nota: 4 em 20 (sendo que 3 destes 4 vão para o elemento criativo da banda)
E páro por aqui, não quero ser mau...

Nota: Ninguem acaba um concerto com um: epá, já não temos mais músicas... vocês querem ouvir músicas repetidas?... Fica para a próxima..." e depois conferênciam durante 5 minutos no palco e lá tocam mais duas...

Sem comentários: